Artigos Recentes - Page 5 - Vídeos evangélicos grátis no TelaGospel
Vídeos evangélicos grátis no TelaGospel
Bem vindo
Login / Registrar

Artigos Recentes


  • Um novo rumo

    Um Novo Rumo

    Por amor a Sião não posso ficar calado, por amor a Jerusalém não posso ficar quieto, até que desponte como a aurora a sua justiça e como tocha acesa sua salvação. As nações verão tua justiça e todos os reis tua glória. Receberás um nome novo que a boca do Senhor determinará. Serás uma coroa magnífica na mão do Senhor e uma tiara real na destra de teu Deus. Já não te chamarão “Repudiada”, e tua terra já não será chamada “Abandonada”; serás chamada, isto sim, “Minha favorita”, e tua terra terá o nome de “Desposada”. Pois o Senhor te concede o seu favor, e tua terra será desposada.


    Pois como o jovem se casa com uma moça, assim o teu arquitecto te desposa, e como o noivo se alegra com a noiva, teu Deus se alegra contigo. (Isaías 62.1-5)

    Esse texto fala da restauração da nação de Israel. Fala da restauração dos abandonados.
    É bom notar que o texto fala que a nação já não será chama de repudiada. Não será mais chamada da que foi largada e rejeitada. Não é mais a abandonada. Não é mais largada e deixada de mão. É agora a favorita, a desposada.
    Em que esse texto se relaciona com a minha vida?
    Primeiro, como a nação de Israel eu também já sofri o desprezo e o abandono. Já fui repudiado por pessoas e fiquei só. Este é um sentimento que todos nós já sentimentos. É a dor da separação.
    Segundo, o Deus que se manifestou para salvar Israel, também se manifestou para salvar a minha vida. Ele veio para fazer justiça por mim. Ele morreu na cruz pagando o preço pelos meus erros. Ele é a minha salvação.
    Terceiro, como a nação de Israel foi chamada de favorita de Deus, eu também sou chamado de seu favorito. Ele me escolheu para Si. Ele manifestou a sua graça sobre mim. Deus manifestou a sua graça a humanidade na pessoa de Jesus. Ele mostra a cada ser humano a sua graça. Ele quer que todos sejam salvos e justificados.
    Quarto, do mesmo modo que a nação de Israel viveria em alegria, o Senhor alegra a minha vida. O texto fala de um casamento. Deus dá um novo nome. Isso significa um novo começo. Nova direcção na vida. É deixar o passado de tristeza e começar vida nova. Deus deseja conceder vida nova a todos que O aceitam. Ele quer dar-te alegria de viver.
    Deus quer alegrar-se com o ser humano e não irar-se. Deus é um Deus de amor.
    Sendo assim, é tempo de seguir por um novo rumo. É tempo de caminhar com Deus e desfrutar a alegria do Senhor.
    Uma palavra de Oração:
    Senhor é verdade que na vida já passei por muitas decepções. Fui abandonado, repudiado e trocado. Zombaram de mim. Fiquei só, sem saber que direcção seguir. A tristeza encheu minha vida. Estava como o povo de Israel.
    Tu vieste a este mundo. Vieste trazer a justiça. Mostraste o teu amor. Salva-me Senhor. Manifesta a tua glória em mim. Ampara-me e leva-me para junto de ti. Manifesta o teu favor para comigo. Restaura a minha vida. Dá-me a tua alegria. Dá-me um novo rumo. Ajuda-me Senhor e faz com que eu possa caminha na tua graça, justiça e alegria, para que o mundo veja a tua glória em mim.
    Que seja assim para a honra e glória de Jesus.

    Autor: Marcos Amazonas dos Santos

    Leia mais »
  • Onde Estás?

    “E, ouvindo a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim à tardinha, esconderam-se o homem e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim. Mas chamou o Senhor Deus ao homem, e perguntou-lhe: Onde estás? Respondeu-lhe o homem: Ouvi a tua voz no jardim e tive medo, porque estava nu; e escondi-me. Deus perguntou-lhe mais: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste da árvore de que te ordenei que não comesses? Ao que respondeu o homem: A mulher que me deste por companheira deu-me a árvore, e eu comi.


    Perguntou o Senhor Deus à mulher: Que é isto que fizeste? Respondeu a mulher: A serpente enganou-me, e eu comi.” (Gn 3.8-13)
    Esse texto fala da entrada do pecado no mundo. Mostra o dia em que o ser humano errou o alvo e seguiu por um caminho que não devia.
    Quando leio este texto lembro quando era criança e com os amigos brincávamos de nos esconder do outro. Havia um que contava até 31 e depois, saia em busca dos que foram se esconder. Procurava até achá-los. Deus tinha consciência do erro humano, mas saiu a procura do ser humano. Ele não desistiu de buscar o homem para levá-lo novamente para junto de Si.
    Deus está a tua procura. Ele diz: “Onde estás?” Não tenha medo. Não fuja e não se esconda de Deus. Ele quer tê-lo junto a Si.
    Assuma os seus erros. Não jogue a culpa para cima dos outros. O perdão só é possível quando assumimos os nossos erros.
    Não se esconda de Deus. Não fuja do projecto que o Senhor tem para ti.
    Deus deseja estar perto de ti. Ele quer ter-te pêro dEle. Ele vem ao teu encontro. Ele não desiste e vai buscar-te. Não há esconderijo que posso ocultar-te de Deus. Sendo assim, assuma as suas falhas. Peça perdão ao Senhor e desfruta da Sua companhia.
    Onde estás? Diga como os muitos servos de Deus: “Eis-me aqui Senhor!”

    Vamos orar!
    Senhor ajuda-me a não fugir de Ti. Dá-me coragem para reconhecer os meus erros e não jogar a culpa às outras pessoas.
    Que eu tenha sensibilidade para ouvir a tua voz chamando-me. Ajuda-me a compreender que desejas o melhor para mim. Que eu posso entender que Tu queres ter-me junto a Ti.
    Ó Pai querido, ajuda-me a confessar as minhas falhas. Dá-me compreensão que mesmo tendo tantos defeitos tu me amas e vens ao meu encontro para restaurar minha vida.
    Que hoje eu posso dizer-te: “Eis-me aqui Senhor!”
    Que seja assim em nome de Jesus.

    Autor: Marcos Amazonas dos Santos

    Leia mais »
  • Não desista dos seus sonhos

    Jacó habitava na terra das peregrinações de seu pai, na terra de Canaã. Estas são as gerações de Jacó. José, aos dezessete anos de idade, estava com seus irmãos apascentando os rebanhos; sendo ainda jovem, andava com os filhos de Bila, e com os filhos de Zilpa, mulheres de seu pai; e José trazia a seu pai más notícias a respeito deles. Israel amava mais a José do que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica de várias cores. Vendo, pois, seus irmãos que seu pai o amava mais do que a todos eles, odiavam-no, e não lhe podiam falar pacificamente.


    José teve um sonho, que contou a seus irmãos; por isso o odiaram ainda mais. Pois ele lhes disse: Ouvi, peço-vos, este sonho que tive: Estávamos nós atando molhos no campo, e eis que o meu molho, levantando-se, ficou em pé; e os vossos molhos o rodeavam, e se inclinavam ao meu molho. Responderam-lhe seus irmãos: Tu pois, deveras reinarás sobre nós? Tu deveras terás domínio sobre nós? Por isso ainda mais o odiavam por causa dos seus sonhos e das suas palavras. Teve José outro sonho, e o contou a seus irmãos, dizendo: Tive ainda outro sonho; e eis que o sol, e a lua, e onze estrelas se inclinavam perante mim. Quando o contou a seu pai e a seus irmãos, repreendeu-o seu pai, e disse-lhe: Que sonho é esse que tiveste? Porventura viremos, eu e tua mãe, e teus irmãos, a inclinar-nos com o rosto em terra diante de ti? Seus irmãos, pois, o invejavam; mas seu pai guardava o caso no seu coração. (Génesis 37.1-11)
    Qual é o teu sonho? Não desista dele. Por mais difícil que seja, sonhe, pois “o sonho comanda a vida. Lembra da célebre frase: “O homem sonha, Deus quer, a obra nasce”? Foi o que aconteceu com José. Ele sonhou e Deus quis que o sonho dele se tornasse realidade e a obra nasceu. O povo de Israel foi preservado e tornou-se uma grande nação.
    Não desista dos seus sonhos. Lute por eles. Mas lembre-se que os seus sonhos estejam dentro da vontade do Senhor. Sonhe os sonhos que Deus te dá.
    Não deixe que os invejosos destruam a tua capacidade de sonhar e projectar dias melhores. O texto diz que os irmãos de José tinham inveja dele. Eles não tinham sonhos e não tinham perspectiva de vida.
    Ouse sonhar, pois a concretização dos seus sonhos podem ser utilizados para glória de Deus e preservação de muitas vidas.
    O caminho para a realização dos sonhos pode ser difícil, mas vai valer a pena o teu esforço. José se tornou o homem forte do Egipto. Salvou sua família e depois disse aos seus irmãos: “Não temais; acaso estou eu em lugar de Deus? Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; Deus, porém, o intentou para o bem, para fazer o que se vê neste dia, isto é, conservar muita gente com vida. Agora, pois, não temais; eu vos sustentarei, a vós e a vossos filhinhos. Assim ele os consolou, e lhes falou ao coração.” (Gn 50.19-21).
    Sonha os sonhos de Deus. Confia no Senhor e verás a obra nascer e concretizando-se.
    Que tal orarmos ao Senhor!
    Senhor Jesus, queremos suplicar-te que os nossos sonhos sejam os teus sonhos. Que possamos ver a concretização dos nossos sonhos. Que o Teu nome seja glorificado e muitas pessoas possam ser ajudadas e salvas pela concretização dos nossos sonhos.
    Amem!

    Autor: Marcos Amazonas dos Santos

    Leia mais »
  • O Despertador

    O Despertador

    Ora, Pedro estava sentado fora, no pátio; e aproximou-se dele uma criada, que disse: Tu também estavas com Jesus, o galileu. Mas ele negou diante de todos, dizendo: Não sei o que dizes. E saindo ele para o vestíbulo, outra criada o viu, e disse aos que ali estavam: Este também estava com Jesus, o nazareno. E ele negou outra vez, e com juramento: Não conheço tal homem. E daí a pouco, aproximando-se os que ali estavam, disseram a Pedro: Certamente tu também és um deles pois a tua fala te denuncia. Então começou ele a praguejar e a jurar, dizendo: Não conheço esse homem. E imediatamente o galo cantou.


    E Pedro lembrou-se do que dissera Jesus: Antes que o galo cante, três vezes me negarás. E, saindo dali, chorou amargamente. (Mateus 26.69-75)
    É natural encontrarmos em todas as casas pelo menos um relógio despertador. Como não poderia deixar de ser também tenho um. É uma grande ajuda, mostra-nos que é hora de levantar. É o momento de despertar e tomar uma nova atitude. Às vezes isso custa, principalmente quando o nosso despertador toca e nos acorda. A preguiça toma conta e geralmente queremos ficar um pouco mais na cama.
    Lembro-me que tive um despertador que depois de certo tempo parava de tocar e era accionado novamente depois de 15 minutos. Eu sempre achava que podia ficar mais um pouco. Custava despertar e fazer o que devia ser feito.
    O texto de hoje fala de um homem que havia prometido fidelidade total ao seu Mestre. Disse que seria capaz de morrer por ele. Assumiu o compromisso de segui-lo até às últimas consequências. Contudo, quando chegou a hora, eles seguia-o de longe. Quando conseguiu entrar na casa onde seu Mestre estava, sentou-se à beira da fogueira e ali adormeceu mentalmente. Suas promessas foram esquecidas.
    Negou o seu Senhor. Mas havia um despertador. O despertador da antiguidade. O galo. Antigamente era pelo cantar do galo que as pessoas se guiavam. Pedro acordou do seu sono mental. Chorou amargamente. Reconheceu o seu erro. Viu como é fácil prometer às coisas e depois esquecer os compromissos assumidos.
    Como somos parecidos com Pedro. Como assumimos compromissos com pessoas e as deixamos na mão. Como traímos e viramos às costas aos que tanto nos ajudam.
    Como Pedro precisamos ouvir o despertador tocar. Necessitamos ver o olhar misericordioso e cheio de amor do Mestre.
    Como Pedro precisamos chorar de arrependimento e rever nossas atitudes.
    Sabe, muitas vezes seguia as pessoas de longe. Muitas vezes não quis um envolvimento directo, pois envolver-se é correr riscos. Jesus correu riscos. Morreu por amor. Pedro depois de ouvir o galo cantar e chorar de arrependimento, ao encontrar-se com Jesus em outra fogueira expressou todo o seu amor ao Mestre e nunca mais foi o mesmo. É claro que passou por muitas lutas, mas agora o seu despertador era para indicar o seu novo caminho.
    Desperte. Não é tempo de ficar longe. É hora de estar perto de Jesus.
    Vamos orar:
    Senhor, eu creio que o despertador tocou para mim hoje. Estava como Pedro, seguindo-te de longe. Acomodei-me à situação e mesmo com uma linguagem “cristã”, que me denunciava, eu neguei-te. Contudo o galo cantou. O meu despertador disparou e acordei. Perdoa-me Senhor e ajuda-me a viver daqui para frente como alguém que não está distante, mas perto de Ti. Alguém que vive ousadamente e que precisa despertar cada dia para novas realidades da fé cristã. Que seja assim em nome de Jesus!

    Autor: Marcos Amazonas dos Santos

    Leia mais »
  • Tempos Difíceis

    Sabe, porém, isto, que nos últimos dias sobrevirão tempos penosos; pois os homens serão amantes de si mesmos, gananciosos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a seus pais, ingratos, ímpios, sem afeição natural, implacáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus(2 Timóteo 3.1-4)
    Há frases que se tornam chavões. Uma delas é a seguinte: “Não se preocupe as coisas irão melhorar no futuro”. A realidade é que as coisas não irão melhorar. A tendência natural é que as coisas piorem.


    Este facto é tão real quanto a economia mundial. Quanto olhamos para os sistemas financeiros, vemos que a pobreza está aumentando a nível mundial. Cada dia que passa vemos o aumento das catástrofes. Os cientistas afirmam que o cosmos está em expansão. Se for assim, o que nos espera é a destruição total. A terra será carbonizada.
    Uma das melhores traduções para este texto é que nos últimos dias sobrevirão tempos difíceis. Mas por que teremos que enfrentar estes tempos difíceis?
    A primeira lição que temos deste texto é que teremos tempos difíceis por causa do egoísmo do homem. É bom notar a frase, amantes de si mesmos. Este é o tempo que vivemos. As pessoas olham somente para si mesmas. Não estão dispostas abrir mão de nada em prol dos outros. Hoje o que vemos é a busca pela auto-glorificação. É por este motivo que programas como Big Brother faz tanto sucesso. As pessoas desejam projectar-se e promover a si mesmas.
    A segunda coisa que aprendemos com este texto é que o egoísmo faz com que o homem não se preocupe com os demais. Quem só olha para si mesmo, não se preocupa com os demais. Quem só pensa em si mesmo não se importa de caluniar os outros.
    Quando se deseja uma coisa, os fins irão justificar os meios. Mesmo que isto signifique trair uma pessoa que tem compartilhado momentos de sua vida. Nada conta a não ser o eu. Ninguém é mais importante, a realidade é que o centro do mundo gira em torno do homem e mais nada.
    A terceira lição é que os amantes de si mesmos desprezarão a Deus. Quem olha só para si, não tem tempo nem para Deus. Aliás, Deus se enquadra para ser servo e não Senhor. Se Deus não satisfaz os desejos não tem espaço na vida humana. É um ser desprezado e sem valor.
    É isto que vemos em nossa sociedade. As pessoas buscam sua satisfação e não se preocupam com Deus. Para elas, Deus não faz sentido e não tem lugar no mundo da alta tecnologia. Tudo o que conta e importa é o seu interesse e satisfação.
    Não espere que a vida mude de uma hora para outra. Saiba que os dias serão difíceis e como alguém já afirmou: “Em tempos excessivamente violentos, haverá maior ausência de culpa, mais forte racionalização e menos ênfase em castigo dos malfeitores.”
    Vamos orar:
    Senhor nosso Deus e nosso Pai, estamos na tua presença porque reconhecemos que carecemos de Ti. Nossa vida não faz sentido se não estiver sendo vivida em conformidade à Tua vontade.
    Pai querido, nossa petição é para que nos ajudes a compreender os dias em que estamos a viver. Dias complicados e difíceis. Dias em que o egoísmo e o orgulho destroem amizades e relacionamentos. Sendo assim, ajuda-nos para que não nos deixemos seduzir pelo nosso egoísmo.
    Ajuda-nos para que não venhamos a esquecer de ti e das pessoas com quem convivemos.
    Senhor que possamos demonstrar a tua luz em nossas vidas.
    Esta é a nossa oração em nome de Jesus.

    Autor: Marcos Amazonas dos Santos

    Leia mais »
RSS